Notícias

Clean Contemporâneo

Sobre o universo da Decoração.


Ana Lucia e Marcos atuam nos segmentos de arquitetura residencial, arquitetura de interiores, corporativo e mostras, concepção de maquetes eletrônicas e ambientação de vitrines, além de desenvolver projetos sociais. São arquitetos premiados no Pólo de Decoração ABC e frequentemente viajam ao exterior em busca de tendências.
Criatividade, diálogo e tecnologia são elementos imprescindíveis para que um escritório de arquitetura atenda bem a seus clientes, afirmam os arquitetos. Para o bom andamento da obra e a fim de estreitar o relacionamento entre profissional e cliente, Ana Lucia e Marcos fazem questão de oferecer um atendimento personalizado. O “boca a boca” tem rendido cada vez mais clientes ao escritório, de pessoas que se identificam com o trabalho da dupla.
Segundo Ana Lucia, a fase do anteprojeto é muito importante e tem como objetivo o conhecimento mútuo e a troca de informações, onde é possível traçar o perfil do cliente, suas necessidades e identificar o tipo de projeto que ele procura. “Após esta análise inicial, visitamos o local para fazer os levantamentos necessários que vão nos dar subsídios para a concepção do layout, pesquisa de materiais, elaboração e execução do projeto”. 
,
Adeptos de um estilo clean de linhas e formas puras que dão uma identidade mais contemporânea aos projetos, a dupla ressalta que a estética das edificações deve vir acompanhada de conforto térmico, por esta razão, privilegiam em seus projetos a iluminação natural. Admiradores de Frank Lloyd Wright, Oscar Niemeyer e Frank Gehry, os arquitetos gostam de projetos com ambientes amplos, integrados, com iluminação natural e transparência.
Avaliando a arquitetura dos anos 2000, Marcos Ribeiro enfatiza que o mercado da construção civil está crescendo. “Especialmente o segmento imobiliário residencial, no ABC paulista, região na qual atuamos. Isso nos remete também a outra preocupação, como urbanistas, que diz respeito ao entorno, infraestrutura da região e sistema viário, uma vez que a Arquitetura tem que ser pensada como um todo e inserida em um contexto”.
Marcos enfatiza ainda a importância de contratar um profissional, arquiteto e engenheiro, para evitar surpresas desagradáveis durante a obra. Além do projeto arquitetônico, os projetos estrutural, elétrico e hidráulico são igualmente importantes para o sucesso da obra.
INTEGRADOS E FUNCIONAIS
Independente do tamanho do projeto, com grandes ou pequenas metragens, os arquitetos sempre encaram um novo trabalho como um desafio e oportunidade de transformar em realidade o sonho do cliente. A tendência atual na arquitetura moderna pede ambientes claros e livres de excessos, onde menos é mais.
Mesmo em metragens reduzidas, é possível criar espaços funcionais e integrados. Soluções técnicas simples, como espelhos para ampliar os espaços, uma mesa em L para facilitar a circulação e mobiliário com profundidade menor ajudam a transformar sobremaneira o ambiente.
Segundo Ana Lucia, se o ambiente é pequeno, não é recomendável usar tons escuros em pisos e paredes nem rebaixar o teto com gesso se o pé-direito já for baixo, pois isso dá a sensação de diminuição do espaço.
A escolha dos revestimentos também é um item bastante importante dentro do projeto. “Evitar a variação dos revestimentos facilita a manutenção e amplia o ambiente”, ressalta Marcos.
Um outro diferencial dos projetos de Ana Lucia e Marcos é a iluminação. “No projeto de iluminação, uma grande preocupação é garantir o equilíbrio entre a luz externa e a artificial. Para proporcionar qualidade de vida e bem-estar é necessário que a casa receba luz natural”, enfatiza Marcos.
A arquiteta reforça que poucos pontos de luz, bem colocados, conseguem ser eficientes para valorizar ambientes grandes e integrados, como é o caso das salas. Isso é possível acertando o cálculo das cargas que devem ser aplicadas e procurando escolher sempre as lâmpadas e luminárias corretas. “A iluminação hoje em dia, mais do que nunca, procura valorizar cada um dos espaços. Ela pode proporcionar brilho aos objetos, destacar o piso, valorizar cantos que passariam despercebidos, criar espaços para relaxar ou um conforto visual na hora da leitura. Sempre dizemos que um bom projeto evita o ofuscamento da visão tornando os ambientes agradáveis. Nas áreas como cozinha, área de serviço e banheiros, a dica é optar pelas lâmpadas frias”, orienta Ana Lucia.
Ana Lucia Spagnuolo e Marcos Ribeiro especificam mármores, granitos e silestones em seus projetos de cozinhas, banheiros, áreas de serviço e de lazer.
Os arquitetos ressaltam que a rocha ornamental atende bem às soluções estéticas e técnicas dos projetos, além de contar com características primordiais como durabilidade e fácil manutenção. Outro ponto positivo é o fato de combinar bem com outros materiais, como a madeira, acrílico e pastilhas, entre outros.
O granito e o mármore são usualmente especificados para bancadas de cozinha, banheiro e lavanderia. Se a opção é um material mais homogêneo, Ana Lucia e Marcos optam pelo silestone, que também é ideal para utilização em ambientes que pedem o máximo de higiene.
Entre os mármores, as preferências são pelos materiais mais claros, como o Branco Pigues, Crema Marfil e Travertino Romano. Os granitos preferidos são o Preto São Gabriel, Branco Itaúnas, Branco Esmeralda e Amarelo Icaraí. Quando especificam o silestone, as cores mais claras também são as mais usadas, como o Blanco Capri.
De acordo com Ana Lucia, nos projetos de banheiros, a dupla usa e abusa dos espelhos, pois embelezam e dão amplitude ao ambiente. Já as cubas e os tampos podem ser de mármore ou de granito. O mercado também está investindo em metais sanitários, que dão um aspecto moderno ao espaço. “Gostamos muito também de usar bancada e cuba de apoio. A combinação mármore e acrílico ou granito e louça são propostas bastante interessantes que resultam em projetos sofisticados, mas sem perder a funcionalidade”.
A profissional orienta que as pessoas prestem atenção, na hora da construção, com a parte hidráulica do banheiro. O ideal é que se concentre tudo em uma única parede para facilitar a passagem de tubulações, o que irá proporcionar mais espaço interno dentro do cômodo.
“Deve-se dar importância também à impermeabilização. Aconselho a eliminação de azulejos e a utilização de cerâmicas, porcelanatos ou mármores, com revestimento de todas as paredes do banheiro com tinta epóxi”, finaliza.
Fonte Revista Rocha de Qualidade

Um pouco sobre nós:

A Directa Piedras Naturales é uma empresa 100% brasileira com atuação mundial na importação de mármores, granitos, travertinos, limestones e muitos outros. Directa. Um nome que traduz a nossa filosofia de trabalho: direta, sem intermediários, atuando em todas as fases do processo, desde a compra e importação até a entrega ao cliente. Garantimos a escolha dos melhores materiais, capazes de encantar e surpreender o mais exigente e sofisticado público, antecipando tendências e possibilitando aos nossos parceiros acesso irrestrito ao que há de melhor e mais novo no mercado de pedras ornamentais. Directa. Nosso jeito. Sua escolha

Entre em contato conosco:  Clique aqui ou acesse nosso site  www.directapiedras.com.br

Minas Gerais:

* Telefones:
+ 55 031 3223-8686
+ 55 031 8425-2555
Endereço:
Av. Mississipi, 77 – Jardim Canadá –
Nova Lima (MG) – Brasil
CEP 34.000-000

Espírito Santo:
027 3225-5151
027 8115-1154
Endereço:
Rua Dr. Eurico de Aguiar, 888 – Metropolitan Office – Santa Lúcia – Vitória (ES) – Brasil CEP 29.056-200

MINAS GERAIS

+55 31 3223-8686

Rua Rainha Elizabeth, 88

NOVA LIMA • MINAS GERAIS

ESPÍRITO SANTO

+55 27 3064-0013 / 3228-1980

Rodovia Norte Sul, 280, Jardim Limoeiro

Serra • Espírito Santo

NEW JERSEY

+1 (201) 546-6717

31 Somerset Place

Clifton • New Jersey

lorena@greatquartz.com